domingo, 7 de outubro de 2012

SER X TER

Eu sei que muitas pessoas fazem discursos todos os dias sobre o famoso ” SER X TER ” mas eu acho que quanto mais discorremos sobre tal assunto, menos entendemos do mesmo. Talvez essa frase tenha ficado sem sentido para alguns. Deixem-me explicar.. Por mais que todos os dias surja um novo texto falando sobre ” SER X TER ”, por mais que todos os dias alguém converse sobre isso, alguém dê uma entrevista ou faça sei lá o que sobre isso, nós damos mais valor ao TER, e quando eu digo nós, quero dizer a sociedade, o conjunto de pessoas, eu, você, nós. A cada dia que passa nós nos tornamos mais materialistas, mais gananciosos, mais damos valor à aparência, ao rótulo… 
O que é ser? E o que é ter? Segundo o dicionário, SER é ” ter determinada característica ou qualidade ” ” ter determinada condição ” ” ter alguém como dono ” ” fazer parte de grupo ou coisa ” ” transformar-se em realidade ” ” Achar-se em um lugar ” ” existir ” . No dicionário TER significa ”estar em posse de alguma coisa ” ” estar com alguma coisa ” . Hoje em dia nos preocupamos tanto com o ter, ter determinado carro, ter determinado tipo de cabelo, corpo, ouvir determinado tipo de música..Com fazer parte de tal grupo.. Ter tais amigos.. Mas nunca nos preocupamos com quem nós somos. Você já se perguntou quem é você? ” Quem é você quando ninguém está olhando? ” Quem é você quando ninguém pode te julgar? E no meio da multidão, quem você é? Você é quem você gostaria de ser? Ou você é apenas aquilo que você acha que vai agradar aos outros?

sábado, 1 de setembro de 2012

O dia do alívio!

Tem dias que eu só estou sem paciência, sabe? Sem paciência pra as mesmas histórias de sempre, as mesmas mentiras de sempre, as mesmas reclamações de sempre, as mesmas desculpas.. Tem dias que a gente ta só cansada disso, né? Tem dias que a gente só quer abrir a boca e falar a verdade, falar o que a gente realmente pensa, sem se importar com o que a outra pessoa vai achar.
Acho engraçado, todo começo de mês é a mesma história.. ” Ah agosto, não seja o mês do desgosto.. ” ” Ah Setembro, leve embora todas as mágoas que agosto trouxe.. ” Etc. Ta bom, ok, mas se você não fizer nada pra mudar, não fizer nada de diferente, não correr riscos, não buscar o que você deseja, não levantar da cadeira e ir a luta, o mês vai ser justamente igual ao anterior. Você não pode esperar que o mês seja bom só por ser um novo mês, você tem que mudar, você tem que correr atrás, você tem que parar de ser essa pessoa que espera que o mundo mude sendo que você continua a mesma. Pare de pedir que o mês seja bom e comece a fazer com que ele seja bom.

domingo, 19 de agosto de 2012

Acho que uma das piores coisas desse mundo é perder alguém. Perder alguém e saber que você nunca mais verá essa pessoa, que não importa o que você faça, esta pessoa nunca voltará. Saber que você nunca mais poderá ouvir o som da risada, que você nunca mais poderá sentir a segurança do abraço, o conforto da palavra amiga. Nós costumamos não ligar para as coisas simples da vida, como um sorriso, um abraço, um ” bom dia ” , a oportunidade de falar um ” eu te amo ” ou um ” te odeio, chato ” mas quando você perde alguém, essa são as coisas que você mais sente falta. As coisas simples, as coisas que você tinha todo dia, tinha e não dava a devida importância.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

DE QUE COR SERÁ SENTIR? ( Hélio de Assis )

Afinal
De que cor será sentir?
Será que o amor
Tem uma cor?
Será vermelho 
O ódio?
Será branca
A paz?
Sendo negra
A morte
De que cor 
Será a vida?
Sendo negra a fome
Qual a cor da fartura?
Sendo negra a realidade
Qual a cor da ilusão?
Sendo negra a cor que tinge 
Presídios, hospícios
Qual a cor da opressão? 

INIMIGO DO ARCO-ÍRIS ( Autor: Deley de Acari)

Inimigo de raças,
Inimigo de etnias,
Inimigo dos povos,
Inimigo das nações,
Inimigo do seu próprio
Povo pois que o cega
Com seu ódio racista
E o impede de ver a beleza
Que outros povos possuem.

Todo racista...desses que erguem muros 
De rancor e desumanidade para dividir
E separar seres humanos que poderiam
Ser irmãos e não inimigos.. Esse racista
Um dia terá um muro que construiu 
Como sua lápide. 

Todo racista precisa ser combatido
Vencido e destruído já que é uma
Ameaça letal à biodiversidade étnica
E natural

E pode a qualquer momento fazer do 
Seu ódio desumano um míssil 
E bombardear o arco-íris só
Por não achá-lo bonito. 

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Palavras conquistam temporariamente, atitudes conquistam pra sempre.

Você gosta de alguém? Você gosta de estar com alguém? Então demonstre. Demonstre que você gosta, demonstre que você se importa. Fale, claro, conquiste com palavras.. Mas principalmente, demonstre com atitudes, prove, vá lá e faça. Palavras vão embora, palavras são esquecidas, atitudes não. Demonstre, fale, mas principalmente, prove com atitudes.